terça-feira, 6 de maio de 2008

Anotações

Pessoas, juntei algumas anotações que eu fiz durante a leitura do texto "Elogio aos Errantes" e durante o curso que teve com a Paola (autora do texto), na Casa Hoffmann - que também teve a participação da Fabiana Britto - e queria dividir com vocês.

1) Trecho do texto, logo no primeiro parágrfo:
"Me interesso ao que escapa ao urbanismo e aos projetos urbanos em geral, ao que está fora do controle urbanístico e, em particular, às errâncias urbanas, ou seja, um tipo específico de apropriação do espaço público, que não foi pensando nem planejado pelos urbanistas ou outros especialistas do espaço urbano."
Assim sendo, Parkour é uma baita errância!

(viram, faz sentido nossos projetos de Parkour. Bora treiná!!)

http://www.youtube.com/watch?v=J6e-dCNppSM
Entrevista com David Belle, um dos criadores do Parkour.

http://www.youtube.com/watch?v=OsvUOeYqeSQ
O vídeo que eu tinha visto pela primeira vez!
Com legendas em español, especiais para ústed!
Não perca!!
Últimas unidades.


2) Toda dança está inserida e é proveniente de um contexto - com contribuições de determinado Tempo, Espaço, etc. E por isso toda dança tem um significado, ou seja, se relaciona com alguma coisa; parte de algum lugar.

3) Noção de corporalidade e corpografia (como eu entendi), que ajudam a entender a dança como fruto de um contexto:
Corporalidade seria a aquisição de movimentos que o corpo faz a todo momento. Aulas de dança criam determinada corporalidade, mas também andar de bicicleta, ou subir escadas criam corporalidades. São as decisões corporais que cada um faz, e que ficam registradas.

Corpografia seria a síntese de todas essas interferências que corpo sofreu, provenientes da relação desse corpo com o seu meio. Por isso, pode-se dizer que a corpografia como o registro das cidades nos corpos.

Tendo cada corpo uma decisão diferente frente ao meio em que se encontra, sendo registrada mais uma configuração corporal do que outra (ou seja, compondo uma corpografia), cada corpo terá a sua própria dança, que, vinda dos registros corporais, é reflexo das experiências pelas quais o corpo passou, ou seja, a relação com seu meio.

Nenhum comentário:

Núcleo Transdisciplinar do Grupo de Dança da FAP